Palmeiras de Abel Ferreira merece o título de Terceira Academia?

0

A era Abel Ferreira é, sem dúvidas, uma das fases mais vitoriosas da história do Palmeiras. Tanto o treinador quanto alguns nomes do atual elenco são apontados por muitos torcedores e especialistas como nomes certos no melhor Verdão de todos os tempos. Essa seria então a Terceira Academia?

“Bem-vindos à Terceira Academia!”, palavras usadas por Ademir da Guia ao se referir a atual equipe alviverde.

O ‘Divino’, penso eu, tem alguma propriedade para falar sobre o assunto. “Divindade” das duas Academias, o maior ídolo da história do clube abençoou o terceiro esquadrão do Palestra.

Na melhor fase da era Abel, os números do atual time são assombrosos e fortes argumentos para nomear esta equipe como a Terceira Academia da história do Verdão.

  • Melhor aproveitamento de vitórias da história do clube desde 1933 (72%).
  • Melhor ataque e melhor campanha da história da primeira fase da Libertadores (100% de aproveitamento).
  • Maior sequência invicta do futebol mundial (19 jogos).
  • Melhor aproveitamento de pontos da temporada entre os clubes da Série A (80,70%).
Só o time de Abel Ferreira conquistou um bicampeonato de Libertadores. Foto: Juan Ignacio Roncoroni / EFE.

Conquistas e jogadores históricos sustentam a “nova” Academia do Palmeiras

De meados de 2020 para cá, quando Abel e sua comissão técnica assumiram o Verdão, o clube vive um dos períodos mais vitoriosos de sua história. Foram cinco títulos conquistados, Paulistão (2022), Copa do Brasil (2020), Recopa (2022) e o bicampeonato da Libertadores (2020 e 2021). Sem contar os vice-campeonatos da Recopa, Paulistão e Supercopa do Brasil.

Neste recorte de tempo, vitórias e conquistas andam lado a lado com o desempenho de alguns atletas que já fazem parte da história verde.

Não há saudosismo que resista, por exemplo, a colocar Gustavo Gómez e Dudu no maior Palmeiras de todos os tempos. Nomes como Raphael Veiga e Rony são os maiores artilheiros do cube na história da Libertadores. Assim, quando nos dermos por conta, quatro ou cinco peças desse time estarão lá e serão incontestáveis.

Talvez, o tempo dirá, a Terceira Academia – que é uma realidade – vire “A Academia”, e seja maior que tudo feito antes na história alviverde.

Enfim, se gostou do conteúdo não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense e nos seguir no Instagram.

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.