FIFA termina com todas as piadas e confirma título mundial do Palmeiras

O Palmeiras é, sem dúvidas, um dos maiores clubes do futebol brasileiro. Porém, o argumento que os rivais se utilizam para sempre “rebaixarem” o Verdão nesse quesito, é a ausência de um título do Mundial de Clubes na galeria alviverde. Para o Palmeiras e seus torcedores, este argumento não é valido, pois ambos consideram-se campeões mundiais de 1951, quando conquistaram a Taça Rio, um torneio intercontinental realizado no RJ.

A FIFA – maior entidade do futebol no mundo -, por sua vez, já reconheceu, em diversos momentos, o Palmeiras como o 1º campeão do Mundial de Clubes. No entanto, por conta do reconhecimento tardio, os torcedores rivais “zoam” afirmando que o Alviverde possui o Mundial conquistado via fax. Apesar do reconhecimento, a FIFA também já voltou atrás sobre a afirmação do Palmeiras e passou a usar a expressão “primeiro campeão global”.

Atualmente para a entidade, os campeões do Mundial de Clubes são reconhecidos após a década de 60. Entretanto, as afirmações da FIFA geram polêmicas e confusões sobre a Copa Rio de 51, então conquistada pelo Palmeiras, uma vez reconhecida e depois “corrigida”. Em 2021, antes do Palmeiras enfrentar o Chelsea na final do Mundial de Clubes, a Federação afirmou que, assim como o rival Corinthians, o Palmeiras possui um título mundial.

“Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada. A oportunidade de superar seu maior rival (em número de títulos) te dá uma motivação extra?”, questionou a FIFA, em entrevista com o atacante Rony, do Palmeiras, antes da final do Mundial de Clubes.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Veja texto resgatado pelo FIFA que reconhece o Palmeiras como campeão mundial

“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol – Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras, que se classificaram como finalistas do Torneio Rio-São Paulo

“…O Rio de Janeiro estava lotado no dia da decisão, com cerca de 10.000 italianos lotando seus hotéis, certos de que a Juve sairia triunfante. Ainda assim, Liminha, um jovem de 21 anos que havia começado o torneio no banco, ajudou a marcar a estreia e marcou um gol no final do jogo, que conquistou o título no empate de 2 a 2 diante de mais de 100.000 no Maracanã”, diz o site oficial da FIFA.

Comentários estão fechados.