Abel Ferreira pode ser um viajante do tempo?
Contestar a capacidade do técnico Abel Ferreira virou algo completamente fora de questão no futebol brasileiro, pois o português já provou a sua capacidade. Agora, a discussão é sobre o poder do português de prever o futuro. Em relato ao podcast ‘GE Palmeiras’, o goleiro Jailson, ídolo do clube, revelou o “dom” do treinador.
“Vou falar uma coisa que eu vi e não contei pra ninguém: contra o Atlético-MG, ele colocou o Veron e saiu o gol…
No começo do jogo, ele fez a leitura, viu certinho e falou: ‘Vou colocar o Veron, ele vai passar por aqui e vai fazer o gol ou vai tocar para trás e vai sair o gol’. Eu vi ele fazendo e não falei para ninguém, estou falando agora”, disse Jailson.
O lance em questão é o do gol da classificação na semifinal da Libertadores 2021, contra o Galo, no Mineirão.
Aos 23 minutos do segundo tempo, Abel sacou Rony, a principal peça ofensiva do Verdão na partida, quando o placar era contrário, 1 a 0 para o time da casa, e mandou Gabriel Veron a campo.
E tudo aconteceu de acordo com o relato do ex-goleiro palestrino. O atacante roubou a bola pelo lado esquerdo e deu o passe para Dudu empatar a partida e colocar o Alviverde na final.
Abel Ferreira tinha um plano
No livro ‘Cabeça Fria, Coração Quente’, há um capítulo dedicado somente a esse jogo contra o Atlético, o da volta da semi.
Para o duelo decisivo, Abel e sua comissão entenderam que era preciso velocidade para atacar a linha defensiva da equipe de Cuca. Por isso, Rony fez frequentemente o movimento de facão para receber a bola no costado da zaga e teve algumas chances assim ao longo dos 90 minutos.
Veron, descansado, entrou justamente para dar continuidade ao que o “Rústico” vinha fazendo e o resto é história.
Tudo fazia parte do plano de Abel, assim como o lance do primeiro gol da final contra o Flamengo.