Por que o Palmeiras mudou de nome e antes se chamava Palestra Itália?
Antes de ser Sociedade Esportiva Palmeiras, o Maior Campeão do Brasil era Palestra Itália – razão pela qual, aliás, ‘Palestra’ é uma das alcunhas do clube até hoje. Mas você sabe o verdadeiro motivo dessa mudança? O torcedor palestrino, certamente, conhece essa história muito bem.
Em 1942, após o Brasil assumir uma posição na Segunda Grande Guerra, Getúlio Vargas impôs uma lei que proibia que instituições fizessem qualquer tipo de reverência ao lado rival da batalha, ou seja, aos países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). O Verdão, fundado por imigrantes italianos, foi ameaçado de perder o seu patrimônio.
Tendo isso em vista, precisou mudar o nome para Palestra de São Paulo. Isso, porém, não foi o suficiente. O governo Vargas exigiu que a palavra Palestra fosse retirada por fazer referência à Itália – curiosamente, Palestra é uma palavra de origem grega e não italiana.
Desta forma, o Palestra deu lugar a Sociedade Esportiva Palmeiras. O nome foi escolhido em homenagem à extinta Associação Atlética das Palmeiras e também porque permitia que a letra “P” do manto palmeirense fosse mantida.
O Palestra Itália morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão
O detalhe é que em meio a esse processo, o Palestra liderava o Campeonato Paulista e a alteração do nome ocorreu antes da final contra o São Paulo, vencida por 3 a 1, no episódio que ficou conhecido como Arrancada Heroica.
“O Palestra Itália morre líder, o Palmeiras nasce campeão”. Foi assim que a conquista foi retratada pelos jornais da época, com essa frase que é conhecida pelos torcedores alviverdes até hoje e marca o encerramento de um capítulo fundamental da história do clube.
Comentários estão fechados.