Palmeiras garante bolada milionária com a Libertadores
Os clubes brasileiros estão dominando a maior competição continental. Nesta edição três dos quatro finalistas pertencem ao Brasil. O Palmeiras está na sua terceira semifinal seguida e pode encaminhar também a terceira participação na final, se reverter o resultado contra o Athlético na próxima terça (6).
Um fator importante para os clubes irem tão longe, além do prestígio e da alegria, é os valores milionários em premiações. Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, em sua coluna no UOL Esporte, os clubes brasileiros já somam 55 milhões de dólares em prêmios da Libertadores, o que seria cerca de 288 milhões de reais.
O Palmeiras, já arrecadou nesta temporada 9 milhões de dólares (R$ 47 milhões). Isto por ter avançado até a fase de semifinal.
De modo geral, o Brasil deve ficar com 40% de toda a premiação da Copa Libertadores da América, por conta de que provavelmente a grande final será brasileira. O rival do Alviverde, Flamengo goleou o Vélez por 4×0, no primeiro jogo e deixou bem encaminhada sua vaga à decisão.
Já o Palmeiras precisa reverter o resultado negativo do primeiro jogo, quando foi derrotado por 1×0, na Arena da Baixada, pelo Athlético. O time de Abel é experiente em lidar com viradas, porém vai encontrar do outro lado o vitorioso Felipão, pronto para arruinar os planos de Abel. A missão do Verdão vai ser mais delicada.
A Libertadores até o momento já distribuiu 174 milhões de dólares e deste montante os clubes brasileiros levarão 71 milhões (R$ 372 milhões) somando a premiação para o grande campeão, que seria cerca de 16 milhões de dólares. O vice receberá outros 6 milhões de dólares.