Quem subiu para disputar o Paulistão 2024?
A Série A2 do Paulista de 2023 contou com a participação de várias equipes conhecidas e tradicionais do estado de São Paulo, como Ponte Preta, XV de Piracicaba, Oeste, Comercial, Juventus, São Caetano, Linense, Portuguesa Santista e Novorizontino.
Dos 16 times que disputaram o campeonato, apenas dois subiram para a Série A1 do Campeonato Paulista: a Ponte Preta e o Novorizontino. Os dois clubes, então, estarão na elite do Paulistão de 2024.
Ponte Preta e Novorizontino disputaram uma final emocionante para decidir quem seria consagrado o campeão da competição – embora os dois times já tivessem conquistado o acesso. Os confrontos de ida e de volta terminaram empatados, o que levou a uma decisão por pênaltis no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Apesar de ter perdido dois pênaltis, a Macaca contou com a atuação heroica do seu goleiro, Caíque França, que defendeu três penalidades e garantiu o título para a Ponte Preta.
O fim de mais de meio século de espera
Com o título a Ponte Preta pôs fim a um jejum de quase 54 anos sem título. A última vez que o clube conseguiu levantar um troféu de campeão foi em 1969, quando ganhou a “Primeira Divisão” do Paulista – que equivale à Série A2. Desde então, a Macaca até conseguiu subir para a Série A1 em várias ocasiões, mas teve que amargar 11 vice-campeonatos, em competições de âmbito estdual, nacional e até continental.
A Macaca foi vice dos Paulistões Série A1 de 1970, 1977, 1979, 1981, 2008 e 2017. Além disso, amargou outros dois vices a nível estadual: a Série A2 de 1989 e a de 1999. A nível nacional, a Ponte ficou em segundo lugar na Série B de 1997 e na de 2014. Já a nível continental, o tradicional clube de Campinas perdeu a chance de vencer a Copa Sul-Americana de 2013, sendo derrotado para o Lanús, da Argentina, na final do torneio.
Comentários estão fechados.