PVC decreta se o Palmeiras tem Mundial
Paulo Vinícius Coelho, o PVC, deu o seu veredito a respeito do título mundial do Palmeiras, uma das tantas polêmicas discutidas no futebol brasileiro. Em entrevista ao Alt Tabet, do Uol, o consagrado jornalista, torcedor palestrino declarado, surpreendeu ao afirmar que o Verdão não possui um troféu equivalente ao do campeonato do mundo de clubes.
Segundo o comentarista, o Palestra ganhou a Copa Rio de 1951, obviamente, título importante e relevante na centenária história alviverde. Contudo, em sua visão, a taça não pode ser comparada ao que veio se tornar o Mundial, muito por conta do pouco significado que o certame tem fora do país.
“O Palmeiras ganhou a Copa Rio, que era um torneio muito importante, mas o Palmeiras não tem Mundial. Se eu chegar em Turim e perguntar quem ganhou a Copa Rio, o cara não sabe. Então não é mundial”, afirmou.
Em 1951, depois de avançar na fase de grupos e eliminar o Vasco da Gama, nas semifinais, o Verde bateu a Juventus em dois jogos e conquistou a Copa Rio. Mais de 100 mil pessoas compareceram ao Maracanã na segunda partida da final e a conquista teve grande repercussão na imprensa.
PVC vai na contramão do Palmeiras e boa parte da torcida
A posição do jornalista sobre o tema é semelhante à da Fifa: oficialmente, a entidade máxima do futebol internacional não reconhece o torneio como mundial. O órgão até flertou com o reconhecimento no passado, mas nunca chegou a decretar de fato o torneio como uma conquista do mundo, tal qual é compreendido o Mundial de Clubes atualmente.
Apesar desse não reconhecimento, o Palestra faz questão de ressaltar o lugar do troféu em sua história e o caráter global que o certame teve na época em que foi realizado. Boa parte da torcida que canta e vibra também segue a mesma linha e considera a Copa Rio de 1951 uma conquista equivalente ao Mundial da Fifa.
Comentários estão fechados.