Primeira corrida de carros realizada no Brasil teve largada no Parque Antarctica

O Palmeiras esteve envolvido na primeira corrida de automóveis realizada no Brasil e na América do Sul. Foi em julho de 1908, quando o “Circuito de Itapecerica” teve sua largada no Parque Antarctica, contando com cobertura nacional e internacional da mídia. O carro vencedor, um Fiat de 40 cavalos, atingia velocidade média de 50km/h.

Enquanto as competições de velocidade já aconteciam na Europa desde os anos 1890, o Brasil iniciou sua participação em corridas de carros em 1908. A primeira prova, realizada em São Paulo, percorreu cerca de 75 quilômetros em um trajeto que passava por Pinheiros, Freguesia do Ó e Santo Amaro, entre outros pontos. A corrida, chamada Circuito de Itapecerica, ocorreu sem incidentes e teve como vencedor o piloto paulista Sílvio Penteado, com seu Fiat de 40HP.

No dia 19 de setembro de 1909, as ruas do Rio de Janeiro se transformaram em um cenário vibrante para uma importante corrida automobilística, o Circuito de São Gonçalo. Organizado pelo Automóvel Club do Brasil, o evento desafiou os pilotos com um percurso de 72 quilômetros e atraiu cerca de cinco mil espectadores para as arquibancadas. Este foi o segundo evento oficial de automobilismo do Brasil, logo após a primeira corrida realizada em São Paulo no ano anterior.

Segunda prova brasileira foi no Rio de Janeiro

Após o sucesso da competição em São Paulo, o Automóvel Club do Brasil resolveu organizar uma corrida no Rio de Janeiro. Inicialmente, o evento seria realizado no Alto da Boa Vista, mas o governo local não autorizou. Como resultado, a prova foi transferida para o município vizinho de São Gonçalo. Para que os carros chegassem ao local da competição, foram transportados por balsa até Niterói, de onde seguiram para o ponto de concentração no bairro Neves, em São Gonçalo. A largada contou com a presença de diversas autoridades da cidade.

Os pilotos enfrentaram percursos de 48 a 72 quilômetros, dependendo da potência de seus veículos. A vitória ficou com Gastão Ferreira de Almeida, que competiu com um Berliet AK 14, carro preparado por seu co-piloto, o português Carlos Nunes Ferreira. Como recompensa, Gastão recebeu as taças Estado do Rio de Janeiro e Visconde de Moraes, celebrando sua vitória nesse marco do automobilismo nacional.

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