Polícia Militar libera entrada de bandeiras com mastro em São Paulo
Os estádios do estado de São Paulo voltarão a ter bandeiras com mastro nos jogos. Nesta quarta-feira (28), a portaria da Polícia Militar foi publicada no Diário Oficial, liberando a entrada dos objetos, proibidos desde 1996.
Segundo a Portaria, as organizadas deverão solicitar a entrada das bandeiras nos estádios e arenas com, no mínimo, dois dias de antecedência. Os mastros devem ser feitos de bambu e possuírem entre 6 e 8 metros de comprimento.
A quantidade dos bandeirões será definida pela Polícia Militar, com base no público previsto para cada jogo e “histórico de animosidade entre as torcidas”. Os artefatos ficarão restritos aos setores das organizadas e não serão permitidos mais que 10 por torcida.
Em caso de episódios de violência antes dos eventos esportivos, a entrada dos objetos poderá ser vetada.
A decisão é algo a ser celebrado, afinal, os jogos de futebol no estado de São Paulo contam com diversas restrições. Objetos como os instrumentos musicais não podem ser utilizados. Em clássicos, por exemplo, a torcida é única. Tudo o que pode tornar o espetáculo mais belo é vetado, enquanto a violência no esporte continua sem solução.
São Paulo libera bandeiras após 26 anos
A legalização dos bandeirões com mastro ocorreu há cerca de dois meses, em decisão do juiz Fabrício Reali Zia e era aguardada apenas a publicação da Portaria da Polícia Militar.
Com isso, os artefatos poderão voltar a figurar nos estádios depois de 26 anos. As bandeiras eram proibidas desde 1996, época da lei sancionada pelo então governador do estado, Mário Covas.
Comentários estão fechados.