Palmeiras recusou R$ 73 milhões e agora pode vender bem mais barato
Os negócios no mundo do futebol são cada vez mais comuns, em diversos modos. Mas o mais famoso deles são as tratativas por jogadores, quando as vezes um clube consegue fazer um ótimo negócio e outras vezes a decisão nem sempre é a mais acertada. Um caso no Palmeiras que pode exemplificar essa situação é do lateral Vanderlan.
A cada temporada, Vanderlan tem conquistado mais espaço no elenco profissional do Palmeiras. Apesar da chegada de Caio Paulista no início do ano, o que aumentou a concorrência na lateral-esquerda, o jovem formado na base do Verdão teve em 2024 o seu melhor ano, com 35 partidas pelo time principal.
Além de Caio Paulista, Vanderlan também disputa a posição com Piquerez, que era o titular da lateral. No entanto, o uruguaio sofreu uma grave lesão no joelho em julho, precisando passar por cirurgia, o que o afastou do restante da temporada.
Com isso, Vanderlan assumiu a titularidade, mas não conseguiu se destacar e acabou perdendo a vaga para Caio Paulista. O ex-jogador do São Paulo iniciou bem, recebendo elogios da torcida, mas teve uma queda de rendimento e terminou o ano como reserva de Vanderlan, que recuperou a posição de titular.
No total, Vanderlan já soma 86 partidas pelo time profissional do Palmeiras, com um gol marcado. Em setembro, renovou seu contrato com o clube até dezembro de 2028. O jogador chegou às categorias de base do Palmeiras em 2017, atuando pela equipe sub-15. Como profissional, participou do bicampeonato da Libertadores (2020 e 2021), do bicampeonato brasileiro (2022 e 2023), da Supercopa do Brasil (2023) e do tricampeonato Paulista (2022, 2023 e 2024).
Atualmente, o lateral-esquerdo está de férias, mas se reapresenta com o elenco do Palmeiras no início de janeiro para a pré-temporada de 2025. O primeiro compromisso da equipe na temporada será no dia 15 de janeiro, contra a Portuguesa, pelo Campeonato Paulista.
Veja o número de jogos disputados por Vanderlan por temporada no Palmeiras:
- 2020: 2 partidas
- 2021: 7 partidas
- 2022: 16 partidas
- 2023: 26 partidas
- 2024: 35 partidas
Oferta milionária já recusada pelo Verdão
Vanderlan assumiu a titularidade na lateral esquerda do Palmeiras e começou a chamar atenção de outros clubes. E então, em julho deste ano, surgiu o Rennes, da França, que ao final do Campeonato Brasileiro faria um proposta pelo atleta. A informação foi divulgada na época pelo jornalista André Hernan, do portal UOL.
O clube francês estaria disposto a oferecer 12 milhões de euros (cerca de R$ 73 milhões, na cotação atual) pelo jovem lateral, sendo 8 milhões de euros fixos e 4 milhões de euros em bônus, dependendo do cumprimento de metas. O Rennes teria notificado o estafe do jogador que a proposta será feita após o término do Brasileirão.
Mas o clube paulista já havia rejeitado propostas no meio do ano e não via com bons olhos a venda do atleta ao fim da temporada. O Verdão acredita que pode obter um valor mais alto com a valorização de Vanderlan, que teve uma grande oportunidade ao assumir a titularidade após a lesão de Piquerez no joelho esquerdo, o que fez com que o uruguaio perdesse o restante da temporada.
Em julho, a ESPN informou que o Palmeiras recusou uma proposta de empréstimo do Norwich City por Vanderlan. O Rennes já havia demonstrado interesse no jogador, assim como o Benfica, mas sem que essas negociações se concretizassem. Trata-se de uma jogada arriscada, onde de fato o Palmeiras pode negociar o jogador no futuro por um valor maior ou acabar vendendo mais barato, são os riscos das negociações no futebol.
Comentários estão fechados.