Palmeiras ganha novo torcedor inusitado e torcida celebra

O que seria dos grandes clubes do nosso futebol sem os torcedores? Símbolo de um equipe, sempre muito importantes e capazes de mudarem o cenário de uma partida com o grito vindo das arquibancadas. Com a torcida do Palmeiras isso não é diferente, levando ao pé da letra o trecho do hino “torcida que canta e vibra”. Falando nos torcedores do Verdão, uma figura chegou para fazer parte da galera e animou muitos apaixonados pelo alviverde.

Em 2024, ano em que o Palmeiras celebrou 110 anos de história, o clube ganhou um torcedor especial: Evair da Guia, um porco da raça Mini porco, que acabou conquistando todos ao seu redor. Com apenas cinco meses de vida, o animal foi adotado por Leandro, um palmeirense fervoroso, que teve a ideia de levar o mascote para ajudar um colega de trabalho em sua loja de colchões.

Leandro explicou: “Sou palmeirense roxo e contratei um deficiente visual na minha loja, que também é fanático pelo clube. Aí pensei: ‘Por que não um porco-guia em vez de um cão?’ Então fui atrás de um porquinho pequeno, que não fosse tão grande como os de 300kg. Este vai chegar a, no máximo, 45kg”, disse em entrevista de 26 de agosto de 2024, à Gazeta Esportiva.

Além disso, o porco estava sendo adestrado para ajudar o deficiente visual a se locomover. Leandro afirmou que Evair tem uma inteligência surpreendente e estava se saindo muito bem nas aulas. O nome do porco é uma homenagem aos ídolos do Palmeiras: Evair e Ademir da Guia. O primeiro marcou a memória de Leandro com o título do Campeonato Paulista de 1993, que quebrou um jejum de 16 anos sem conquistas. Ademir da Guia, o maior ídolo da história do clube, é lembrado por seus mais de 900 jogos, 155 gols e 12 títulos conquistados com a camisa do Verdão.

Minha paixão pelo Palmeiras vem de família. Sempre fui ao Parque Antártica desde pequeno, e nossa idolatria sempre foi pelo clube. Isso também me motivou a adotar o porquinho, que é um animal adorável, amigável e extraordinário”, disse Leandro.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Porquinho palmeirense caiu nas graças da torcida

Leandro também leva Evair para passeios pela cidade. Mesmo morando em um bairro de corintianos, o porquinho se tornou uma celebridade no bairro Arthur Alvim, na Zona Leste de São Paulo. Mas é quando eles atravessam a cidade que o sucesso é ainda maior. Leandro costuma levar Evair para shoppings e até na porta do Allianz Parque, onde o porquinho faz sucesso antes dos jogos. As pessoas adoram tirar fotos e fazer vídeos com o animal, e até torcedores rivais pedem para registrá-lo.

Evair da Guia, o porco, também já teve a oportunidade de visitar o Allianz Parque. Durante dois jogos, ele assistiu às partidas nas arquibancadas, e como todo bom mascote, trouxe sorte para o time: duas vitórias, contra Red Bull Bragantino (2 a 1) e Bahia (2 a 0), pelo Campeonato Brasileiro de 2024.

Mais do que um mascote, Evair é um porco-guia, ajudando Alemão, um deficiente visual e amigo de Leandro, a se locomover. Alemão, que tem 48 anos e é testador de colchões, explicou como Evair o ajuda no dia a dia: “Ele desvia dos obstáculos, me leva até o local certo na loja e me ajuda a andar com mais facilidade. Nos jogos, ele me ajuda a desviar de cadeiras e outras pessoas. Ele é fenomenal”, contou.

Leandro também compartilhou a dificuldade que enfrentou para levar o porco ao estádio. Foi necessário convencer o Palmeiras, o Allianz Parque e até a Polícia Militar, já que essa situação é uma novidade no Brasil. Apesar dos desafios, eles conseguiram entrar e desfrutar da experiência única.

Curiosamente, o porco só se tornou um símbolo do Palmeiras após ser usado como provocação pelos rivais. Em 1986, durante um jogo contra o Santos, a torcida do Verdão adotou o grito de “dá-lhe porco”, e o animal se tornou parte da identidade do clube.

Ao longo dos anos, jogadores como Paulo Nunes, em 1998, usaram uma máscara de porco para comemorar gols, e, mais recentemente, Rony repetiu o gesto, também contra o Bahia, em 2024, quando Evair estava na arquibancada.

Hoje, o Palmeiras conta com o porco como um símbolo de orgulho, seja como mascote, adereço ou até mesmo animal de estimação, e, sem dúvida, Evair da Guia conquistou um lugar especial nesse contexto.

Comentários estão fechados.