Melhor notícia da semana para a torcida do Palmeiras acabou de chegar

A melhor notícia da semana para o Palmeiras remete ao ano passado. Mesmo diante dos casos suspeitos de manipulação de resultados em partidas do Brasileirão de 2022, o Verdão não corre o risco de ter o seu 11º título da competição nacional anulado.

De acordo com o Uol, tanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quanto advogados integrantes do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entendem que as partidas que estão sob investigação não serão anuladas.

Isso porque, caso seja comprovada a participação de jogadores no esquema, eles que serão denunciados e não os clubes. Até o momento, não há indícios de envolvimento de dirigentes e árbitros.

Para o STJD, nos casos que envolvem campeonatos já finalizados, a linha adotada é de punição aos indivíduos, com penas desportivas. Enquanto na esfera criminal, a responsabilidade é da Justiça comum. 

Esse posicionamento tem base no artigo 169-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O código trata justamente da decadência de um fato, se for descoberto após o fim da competição, sendo necessário, portanto, o torneio estar em disputa para que a anulação possa ocorrer.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Jogos do Brasileirão de 2022, conquistado pelo Palmeiras, são investigados

Ao todo, cinco partidas da Série A do ano passado estão sendo averiguadas pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da Operação Penalidade Máxima.

Uma delas envolve o Palmeiras, mas a possível infração é de um jogador do Cuiabá, no confronto entre as equipes, pela 36ª rodada. O mesmo acontece em relação ao jogo da 26ª rodada, contra o Juventude, que um atleta do time gaúcho confessou ter participado do esquema.

O esquema criminoso assediava os profissionais a cometer ações específicas nas partidas, como tomar cartão amarelo ou vermelho, em troca do recebimento de valores entre R$ 50 mil e R$ 100 mil. Ainda não há comprovação do sinal positivo por parte de todos os atletas, porém apostas foram feitas pelos infratores.

Comentários estão fechados.