Fifa se manifesta e só cita 3 times brasileiros com título Mundial
A Fifa apontou apenas três clubes brasileiros campeões mundiais. Em matéria publicada em seu site oficial, a entidade máxima do futebol elencou alguns feitos históricos do Mundial de Clubes e mencionou Internacional, São Paulo e Corinthians como únicos times do país a colocar as mãos na taça do torneio.
Ao lembrar do Inter, a federação destacou o feito alcançado pela equipe comandada por Abel Braga em 2006. Naquele ano, o Colorado bateu o tão temido Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e companhia, no Japão, com um gol de Adriano Gabirú, heroi improvável e subestimado por muitos.
Um ano antes, o cenário foi parecido na vitória do SP sobre o Liverpool de Steven Gerrard, que não era o Barça de Ronaldinho, mas ainda assim muito forte. Rogério Ceni fez o jogo de sua vida em Yokohama e fechou o gol. Coube a Mineiro, outro heroi improvável marcar o único tento da decisão.
Já em 2012, foi a vez do Corinthians repetir o êxito dos adversários. Os comandados de Tite seguraram o Chelsea de Frank Lampard na final e também venceram com grande atuação do goleiro, Cássio, e uma bola na rede solitária. Foi do centroavante Paolo Guerrero, de cabeça, o único gol.
Fifa distingue Mundial de Intercontinental
A entidade internacional considera títulos mundiais tanto o antigo Intercontinental, organizado por Conmebol e Uefa, quanto o atual Mundial, que é de sua responsabilidade. Ambos são tidos como conquistas de campeonato do mundo.
O órgão, porém, dá um valor maior aos torneios realizados sob a sua gestão. Por isso, muitos torcedores rivais passaram a desconsiderar duas conquistas do São Paulo, além das de Santos, Grêmio e Flamengo, que ocorreram todas na época do Intercontinental.
Comentários estão fechados.