Fifa pode mudar regra do futebol em plena Copa do Mundo de 2026
Com o término da Copa de Clubes, a Fifa agora foca as atenções para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos EUA, Canadá e México. E a menos de um ano para o pontapé inicial do principal torneio de futebol do planeta, a entidade máxima estuda aplicar uma mudança na regra do pênalti.
Segundo o jornal inglês The Sun, a federação internacional avalia acabar com os gols marcados nos rebotes das cobranças de pênalti. A proposta vem sendo discutida e, se for aprovada, passará a valer para a competição – podendo ser aplicada para as outras competições posteriormente em caso de sucesso prático.
Não haveria, portanto, uma segunda chance ao cobrador, seja em caso de defesa do goleiro ou bola na trave. Nessas situações, a partida seria reiniciada com tiro de meta para a equipe defensora. Uma mudança que alteraria uma das diretrizes mais tradicionais do esporte bretão.
O entendimento das autoridades da arbitragem da federação internacional é de que a penalidade, por si só, já configura uma vantagem ao time que está atacando. E o rebote seria uma ampliação desproporcional dessa superioridade, dando ao batedor e aos demais jogadores mais uma chance de balançar a rede.
Fifa quer acabar com outra polêmica
Além de acabar com a vantagem da equipe atacante, o quadro especialista da Fifa entende que o fim do rebote ajudaria a reduzir polêmicas relacionadas a inovações de área no momento da cobrança na marca da cal, que nem sempre são tratadas com o devido rigor.
Comentários estão fechados.