Fifa confirma título mundial do Palmeiras e acaba com piada dos rivais
A Fifa confirmou que o Palmeiras é campeão mundial por ter conquistado o título da Copa Rio de 1951. Décadas depois de ter levantado a taça, o torcedor palmeirense ainda ouve piadas dos rivais, que não consideram a Copa Rio como uma competição a nível mundial. No entanto, para a principal entidade do futebol internacional, o Verdão tem direito a receber a alcunha.
Em uma matéria publicada no site oficial da Fifa, o feito do Palmeiras na Copa Rio de 1951 é exaltado. Na ocasião, o time alviverde bateu a Juventus, da Itália, na grande decisão e ficou com o cobiçado troféu. A reportagem, inclusive, trata o Verdão como um ‘campeão global’, embora o termo ainda seja tratado em meio à polêmicas. Confira abaixo um trecho da matéria publicada pela Fifa:
“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol – Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras”
Fifa considera Palmeiras campeão global e encerra antiga polêmica
A própria Fifa se encontra com dificuldades para analisar conquistas do século passado. A entidade costuma classificar o Mundial de Clubes como os torneios realizados a partir de 1960, quando sequer recebiam esse nome. Os rivais brasileiros Grêmio, Flamengo e São Paulo, por exemplo, foram campeões intercontinentais ao levantarem as taças nas décadas de 80 e 90.
Comentários estão fechados.