FIFA confirma nova votação para escolher o melhor do mundo no lugar de Vinícius Júnior
Único país pentacampeão mundial, o Brasil também se acostumou a ter os melhores jogadores do mundo no fim do século XX e início do XXI. Nomes como Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaká brilharam no futebol europeu e acabaram eleitos pela FIFA para tal honraria. Os feitos, no entanto, pararam em 2007.
Entre 2008 e 2023, quem chegou mais perto de levar o prêmio foi Neymar, eleito como terceiro melhor em 2017, quando defendia o Barcelona, e em 2020, já vestindo as cores do PSG. O incômodo jejum brasileiro só chegaria ao fim em dezembro do ano passado, quando Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador do mundo.
Poucos meses depois da honraria, o astro do Real Madrid parece estar bem longe de repetir o feito nesta temporada. Longe de seu melhor rendimento, Vinícius vê nomes como Mohamed Salah, do Liverpool, Raphinha, do Barcelona, e Kylian Mbappé, seu companheiro de Real Madrid, liderarem a corrida pelo prêmio.
Tudo será definido, é claro, ao fim da temporada. O egípcio, por exemplo, já está fora da disputa da Liga dos Campeões da Europa e viu suas chances diminuírem drasticamente. Já Raphinha e Mbappé permanecem na busca pelo principal título do continente, além de somarem ótimos números na atual temporada.
Os brasileiros eleitos pela Fifa como melhores do mundo
- 1994: Romário (Barcelona)
- 1996: Ronaldo (Barcelona)
- 1997: Ronaldo (Internazionale)
- 1999: Rivaldo (Barcelona)
- 2002: Ronaldo (Real Madrid)
- 2004: Ronaldinho (Barcelona)
- 2005: Ronaldinho (Barcelona)
- 2007: Kaká (Milan)
- 2024: Vinícius Júnior (Real Madrid)
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.
Comentários estão fechados.