Estádios do Palmeiras: Palestra Itália (Parque Antártica)

0

O primeiro estádio do Palmeiras, foi até 1920, um espaço de lazer para os funcionários da Companhia Antarctica Paulista, empresa proprietária do local. Após isso, o Parque Antártica como era conhecido, foi comprado pelo clube paulista, que se estabeleceu na nova casa durante um momento de grande popularidade. O estádio era considerado o mais moderno da cidade de São Paulo, em uma época que o Palmeiras expandia o seu reconhecimento.

As décadas seguintes consolidaram a equipe alviverde na elite do futebol nacional, em campanhas memoráveis seguidas de títulos expressivos no Estádio Palestra Itália. Em 2010, o antigo estádio palmeirense saiu de cena para o início das reformas e construção da nova arena, inaugurada quatro anos mais tarde com o nome de Allianz Parque.

Aquisição do Parque Antártica e a inauguração do Palestra Itália

Parque Antártica lotado em jogo do Palestra Itália em 1920
Parque Antártica lotado em jogo do Palestra Itália em 1920 / Imagem: palmeiras.com.br

Antes do Parque Antártica entrar na história do Palmeiras, a equipe paulista treinou desde a sua fundação em um campo particular da rua Major Maragliano, na Vila Mariana, região centro-sul da cidade de São Paulo. O espaço do Parque Antártica era alugado por outras equipes paulistas para a realização de partidas, como o Sport Club Germânia (atual Esporte Clube Pinheiros) e o América F.C. (clube-irmão do América do Rio de Janeiro).

Em 1920, às vésperas de conquistar o primeiro título paulista, o Palmeiras comprou o Parque Antártica por quinhentos contos de réis. Pouco tempo após o estabelecimento do clube no espaço, foi construída a primeira estrutura para a imprensa no estádio, uma grande novidade para a época. No dia 13 de agosto de 1933, é inaugurado o Estádio Palestra Itália, com partida válida pelo primeiro Torneio Rio-São Paulo. O alviverde enfrentou a equipe carioca do Bangu, e aplicou uma goleada histórica de 6 a 0.

A estrutura do estádio do Palmeiras e o recorde de público 

Imagem panorâmica do estádio nos anos 90
Imagem panorâmica do estádio nos anos 90 / Imagem: palmeiras.com.br

No mesmo ano da inauguração do estádio, o clube investiu em novas arquibancadas de concreto, e um espaço reservado aos torcedores associados do clube. Com capacidade para trinta mil torcedores, o estádio recebeu o status de maior e mais moderno estádio de futebol do Brasil. No final do ano de 1964, o Estádio Palestra Itália foi reinaugurado após a ampliação da arquibancada, que suportaria um número ainda maior de torcedores.

Na partida final do Campeonato Paulista de 1976, o Palmeiras venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0, conquistando o seu décimo oitavo título paulista. O jogo disputado no Palestra Itália registrou recorde de público no estádio, quarenta mil pessoas lotaram as arquibancadas.

Curiosidades sobre o Estádio Palestra Itália

Uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, Corinthians e Palmeiras proporcionaram ao longo dos anos, grandes duelos que reforçaram a história do clássico. Em uma fatídica partida entre as duas equipes, em dezembro de 1933, a equipe alviverde aplicou a maior goleada do derby então, 8 a 0 sobre o rival Corinthians.

O Palmeiras atingiu a marca de sessenta e oito jogos de invencibilidade jogando no Estádio Palestra Itália. Entre 23 de fevereiro de 1986 e 16 de setembro de 1990, a equipe paulista defendeu a série de partidas invictas jogando diante do seu torcedor, foram quarenta e quatro vitórias e vinte e quatro empates. 

Os títulos do Palmeiras no Palestra Itália

O Palmeiras, ao longo do tempo, comemorou seus títulos em diversos estádios do Brasil. No estado de São Paulo, a equipe alviverde levantou taças nos estádios mais importantes como Morumbi, Pacaembu e Vila Belmiro. No Estádio Palestra Itália, alguns dos maiores títulos palmeirenses foram celebrados, são eles:

• Copa Libertadores da América — 1999;

• Copa Mercosul — 1998;

• Campeonato Brasileiro — 1993;

• Campeonato Paulista — 1926, 1933, 1936, 1940, 1976, 1996 e 2008;

• Torneio Rio-São Paulo — 1933.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.