Estádios do Palmeiras: Allianz Parque, a atual arena alviverde

0

Historicamente, os estádios do Palmeiras carregam consigo, feitos que marcaram época. A modernidade na estrutura de estádios que sempre acolheram o torcedor alviverde, as conquistas importantes da equipe paulista e até mesmo a realização de shows com grande público.

O Allianz Parque já acumula títulos do Palmeiras e desponta como uma das mais inovadoras arenas do futebol brasileiro e sul-americano. A nova casa palmeirense é um dos primeiros estádios no Brasil a oferecer espaço para competições nacionais de jogos virtuais, uma tendência mundial e que desperta a atenção de muitas pessoas.

O adeus ao Palestra Itália e a mudança para o novo estádio do Palmeiras

Allianz Parque Palmeiras
Imagem: palmeiras.com.br

De 1920 até 2010, o Estádio Palestra Itália foi oficialmente a casa do Palmeiras. Durante quase um século, foi palco das maiores conquistas do clube e assegurou a força do time como um gigante do futebol brasileiro. Em 2014, a nova Arena do Palmeiras foi inaugurada onde era localizado o antigo Estádio Palestra Itália, desde então vem gerando bons resultados lucrativos para o clube e títulos para a torcida.

Como foi frequente no Palestra Itália, o Allianz Parque também recebeu eventos internacionais de grande importância. Com públicos muitas vezes maiores do que a capacidade para torcedores em jogos da equipe palmeirense, o estádio já foi palco para apresentações de Paul McCartney, Justin Bieber, Maroon 5, entre outros.

A modernidade da Arena do Palmeiras

O slogan do Allianz Parque traz a seguinte frase: “Mais que um estádio, uma revolução”. O que de fato representa muito a realidade da casa do Palmeiras, por ser um espaço capaz de atender com excelência todas as necessidades para a realização de partidas de futebol e eventos diversos. 

No dia 8 de agosto de 2015, o estádio foi sede da final do circuito nacional de League of Legends, jogo virtual muito popular no mundo inteiro. Essa iniciativa acompanha o crescimento e a grande tendência dos jogos virtuais, eventos de extrema relevância atualmente. A competição foi realizada no anfiteatro do complexo do Allianz Parque, e contou com a presença de doze mil pessoas.

Dados e curiosidades sobre o atual estádio palmeirense

Imagem aérea do Estádio Allianz Parque Palmeiras
Imagem: Reprodução/Facebook Allianz Parque

A Arena Allianz Parque tem capacidade para quarenta e três mil e setecentos torcedores em partidas de futebol, doze mil lugares no anfiteatro e para shows e eventos comporta até cinquenta e cinco mil pessoas. O complexo também conta com um sistema de reaproveitamento de água da chuva, fazendo a reutilização da água nas dependências do estádio.

O gramado da casa palmeirense é sintético desde 2020. Respeitando as normas da FIFA, o campo do Allianz no início despertou algumas dúvidas nos torcedores e até mesmo nos adversários, devido a possível dificuldade de jogo. Porém a satisfação do clube, comissão técnica, torcedores e rivais foi positiva e mais uma vez o Palmeiras se destacou com inovações em seus estádios.

Títulos do Palmeiras no Allianz Parque

Com ainda pouco tempo de funcionamento, o atual estádio do Palmeiras não só recebeu grandes partidas e eventos, como também coroou a torcida alviverde com alguns títulos de extrema importância. Foram quatro conquistas da equipe palmeirense diante do próprio torcedor, entre elas estão:

• Campeonato Brasileiro — 2016;

• Copa do Brasil — 2015 e 2020;

• Campeonato Paulista — 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.