Conmebol confirma nova regra na Libertadores que vai beneficiar o Palmeiras

A Conmebol anunciou a implementação de nova regra em suas competições. Tanto a Copa Libertadores quanto a Sul-Americana agora contam com a regra dos oito segundos. Se um goleiro reter a bola por mais de oito segundos, o árbitro precisa marcar infração e assinalar escanteio para o time adversário.

“A partir de agora, os goleiros poderão ficar com a bola por no máximo oito segundos. Caso excedam esse tempo, serão penalizados com um escanteio a favor do time adversário. Esta nova regra visa acelerar o jogo e evitar atrasos desnecessários”, comunicou a entidade máxima do futebol sul-americano.

Criada pela Fifa e colocada em prática pelas confederações, a nova medida tem como objetivo impedir a cera dos goleiros na reposição de bola com uma punição adequada. Anteriormente, a regra previa punição com tiro livre indireto caso o arqueiro segurasse a bola por mais de seis segundos – o que raramente era marcado.

Agora, o árbitro de campo deve abrir a contagem a partir do momento em que o goleiro estiver com a posse da bola, mostrar quando estiver faltando cinco segundos e marcar o escanteio para a equipe adversária caso o limite seja atingido.

Nova regra não foi aplicada em jogo Palmeiras

Resta saber se nos torneios continentais a nova medida será corretamente aplicada pelos apitadores no campo de jogo. Porque, na primeira rodada do Brasileirão, o que se viu foi a mesma postura negligente em relação à regra anterior.

No empate entre Palmeiras e Botafogo, por exemplo, o goleiro John segurou a bola por 20 segundos antes do apito final e nada aconteceu.

Comentários estão fechados.