Brasileirão é eleito o 17º campeonato “mais violento” do mundo
O Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) apontou que a Série A do Campeonato Brasileiro aparece como 17º no quesito da propensão dos árbitros a aplicar cartões de penalidade por faltas. Segundo o estudo realizado pelo órgão, um cartão é aplicado em jogos da competição há cada 7,21 faltas.
Curiosamente, o Top-10 é majoritamente composto por ligas sul-americanas. A grande campeã no quesito é a Chilena, que precisa de apenas 5,24 faltas para apresentar um cartão. Ela é seguida, de perto, pela Colombiana (5,76) e Ucraniana (5,85). A América do Sul ainda aparece com Paraguai, Bolívia, Argentina e Venezuela.
O topo da lista ainda conta com outras três ligas europeias além da Ucraniana: a Bundesliga Áustriaca, a Challenger Pro League, segunda divisão do futebol belga, e a 2. Bundesliga, segunda divisão da Alemanha. A primeira liga brasileira a aparecer no ranking é a Série B do Brasileirão, que surge na 16ª colocação com 7,19.
Os árbitros das duas principais divisões do Japão são os menos propensos a aplicar cartões por faltas (cerca de um cartão de penalidade a cada dez faltas). Elas são seguidas de perto pela Super Liga da Sérvia e Allsvenskan, da Suécia.
Estatísticas de faltas e cartões por liga
- Campeonato Nacional (CHI) – 5,24 faltas por cartão
- Dimayor (COL) – 5,76 faltas por cartão
- Premier League (UKR) – 5,85 faltas por cartão
- Primera División (PAR) – 6,04 faltas por cartão
- Primera División (BOL) – 6,10 faltas por cartão
- Primera División (ARG) – 6,12 faltas por cartão
- Bundesliga (AUT) – 6,12 faltas por cartão
- Liga (VEN) – 6,32 faltas por cartão
- Challenger Pro League (BEL/2) – 6,53 faltas por cartão
- Bundesliga (GER/2) – 6,69 faltas por cartão
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.
Comentários estão fechados.