Amarela punida! FIFA achou irregularidade e Seleção perdeu 3 pontos nas eliminatórias

As Eliminatórias Sul-Americanas para a próxima Copa do Mundo estão chegando ao fim com algumas grandes surpresas, como o Chile ostentando a lanterninha da competição e o Brasil ocupando apenas a quarta colocação. No topo da tabela, a Argentina já se garantiu no Mundial e o surpreendente Equador aparece na vice-colocação.

Com 23 pontos conquistados até aqui, a Seleção Equatoriana poderia também já estar garantida na Copa de 2026 se não fosse por um descuído nas Eliminatórias para o Mundial do Catar, disputado em 2022. Na ocasião, o Equador acabou punido pela FIFA por escalar Byron Castillo de forma irregular na disputa da competição.

A denúncia partiu da Federação Chilena, que alegou fraude na nacionalidade de Castillo. A FIFA investigou o caso e concluiu que houve irregularidade na documentação do atleta. Castillo, na verdade, teria nascido na Colômbia e usado uma certidão falsa para defender outra seleção. A investigação deu razão aos chilenos.

Porém, ao contrário do que esperava o Chile, a FIFA optou por não retirar o Equador da Copa do Catar e rendeu uma punição de – 3 pontos nas Eliminatórias para 2026 e uma robusta multa 100 mil francos suíços (R$ 525 mil). Centro da discussão, Byron Castillo sequer foi convocado para defender a Seleção Equatoriana no Catar.

Mesmo iniciando as Eliminatórias atrás dos adversários, o Equador se recuperou e deve garantir novamente vaga para o Mundial. Até aqui, a Seleção de Enner Valencia e companhia somam sete vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.

Comentários estão fechados.