Abel Ferreira prestes a conseguir algo que Luxa e Felipão nem sonharam
O técnico Abel Ferreira está perto de alcançar mais um grande feito na história do Palmeiras. O português pode se tornar campeão paulista de forma invicta, algo que nem Vanderlei Luxemburgo e nem Luiz Felipe Scolari, duas lendas palestrinas, conseguiram.
A última vez que o Alviverde conquistou o campeonato estadual sem perder nenhuma partida foi há mais de 50 anos. O time que conseguiu a proeza foi nada menos que a Segunda Academia, em 1972, que somou 15 vitórias e sete empates em 22 partidas, um aproveitamento de 78,7%,
Antes disso, o clube ergueu a taça outras duas vezes com 100% de aproveitamento. A primeira em 1926, quando o amadorismo ainda era vigente no cenário nacional. Já a segunda em 1932, no título que ficou marcado pela impiedosa goleada de 8 a 0 sobre o Santos, a maior da história do clássico.
Na edição atual são 14 confrontos disputados até aqui, sendo dez vitórias e quatro empates, um aproveitamento de 80,95% dos pontos. Sem contar os 20 gols marcados e os cinco sofridos, que fazem do sistema defensivo palestrino o melhor da competição.
Abel Ferreira pode chegar em outra marca
Além da conquista invicta, a Terceira Academia de Abel pode repetir um feito que o clube não alcança desde 1993 e 94.
Naqueles anos, o Verdão faturou o Paulistão de forma consecutiva. A sequência só foi repetida em outras duas oportunidades, em 1926 e 1927 e entre 1932 e 34, quando a instituição ganhou o único tri de sua história.
Agora, o Palestra, atual campeão, pode faturar o segundo caneco seguido novamente. Em 2022, o time passou por cima do São Paulo na decisão, goleando o rival por 4 a 0, no jogo de volta, no Allianz Parque.
Comentários estão fechados.