Flamengo e Palmeiras seguem travando disputa dentro e fora dos gramados. Do lado de cá das quatro linhas, o clube carioca divulgou uma nota com propostas de mudanças no futebol brasileiro, encaminhadas à CBF, com uma que diz respeito diretamente ao Verdão.
Uma das sugestões da agremiação da Gávea a entidade máxima do esporte bretão nacional é proibir o uso do gramado sintético em competições profissionais. Tipo de piso que hoje está presente na Série A no Allianz Parque, casa do Palestra, no Nilton Santos (Botafogo) e na Arena MRV (Atlético-MG).
É uma discussão antiga e que vira e mexe volta à tona. Existe um debate em torno do tema relacionado a uma possível maior incidência de lesões e ao modo como a grama artificial altera as características do jogo. A CBF, por sua vez, segue as normas da Fifa, que autoriza o uso do campo sintético.
Além de querer o fim do gramado artificial, o Rubro-Negro também pede que equipes em recuperação judicial percam pontos no Sistema de Sustentabilidade do Futebol (SSF), seguindo o modelo de fair play financeiro estudado pela entidade. O fair play vem sendo analisado e em breve deve ser colocado em prática.
Flamengo e Palmeiras duelam dentro de campo
As disputas entre os clubes fora de campo acompanham o que acontece dentro do retângulo verde. São os dois grandes protagonistas do futebol brasileiro nos últimos anos e, consequentemente, isso se reflete nos bastidores.
Nesta reta final da temporada de 2025, ambos brigam diretamente pelos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América.









