Palmeiras garante seu 3º título na temporada de 2022
O Palmeiras venceu o América-MG por 1 a 0 (gol de Gustavo Scarpa), na noite desta quinta-feira (21), na Arena Independência, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Verdão não só assegurou a liderança como garantiu o título simbólico do primeiro turno da competição.
A equipe treinada por Abel Ferreira entrou em campo torcendo por um tropeço do vice-líder, o Atlético-MG, e precisando de uma vitória para terminar a primeira metade do campeonato no lugar mais alto da tabela. E foi exatamente isso que aconteceu.
Antes de bater o Coelho, fora de casa, o Alviverde soube do empate do Galo com o Cuiabá, em Mato Grosso, por 1 a 1.
Com 36 pontos, o Verdão não poderá ser alcançado por Corinthians ou Atlético, ambos com 32, na última rodada do turno, no próximo final de semana, quando joga contra o Internacional, às 16h, no Allianz Parque.
Faltando uma partida para se encerrar a primeira metade da competição, o Palestra tem o melhor ataque, ao lado do Bragantino, com 29 gols marcados, e a melhor defesa, tendo sofrido somente 12 gols. Foram 10 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas.
2º título do primeiro turno do Palmeiras
Essa foi a segunda vez que o Verdão ficou com a conquista simbólica do 1º turno do Brasileirão desde o começo dos pontos corridos, em 2003.
A primeira vez havia sido em 2016, ano em que foi campeão encerrando um jejum de 22 anos. Naquele ano, o clube terminou a 19ª rodada com 36 pontos, mesma pontuação do time de hoje.
De todos os campeões do primeiro turno da era dos pontos corridos, somente em quatro oportunidades o time vencedor não terminou a competição com a taça na mão.
Em 2008, o Grêmio foi ultrapassado pelo São Paulo; o Flamengo “roubou” o título do Inter em 2009; em 2012, o Fluminense passou o Galo e levantou o caneco; e em 2018, o Palmeiras tirou o título do São Paulo.