FIFA determina nova regra que pode fazer times do Brasil perderem por WO
O 74º Congresso da FIFA, realizado na última sexta-feira (9), contou com uma grande novidade. Isto porque o Conselho da entidade aprovou, por unanimidade, a edição revisada do Código Disciplinar, que passa a ser mais rigoroso no combate à discriminação e ao racismo. As novas regras podem gerar grande punições.
A nova edição do Código Disciplinar da FIFA aumenta substancialmente o valor da multa para casos de racismo, podendo chegar até 5 milhões de francos suíços (cerca de R$ 34 milhões). A entidade também realizou a inclusão do protocolo de três etapas no artigo 15 do documento. A revisão foi comemorada por Gianni Infantino.
Em entrevista, o presidente da FIFA destacou que as novas regras são uma forma de endurecer a luta contra o racismo dentro do futebol. O dirigente ainda afirmou que clubes podem sofrer W.O (derrota por 3 a 0) caso manifestações racistas aconteçam nas partidas.
“O Código Disciplinar revisado representa uma mudança radical no objetivo da FIFA de aprimorar sua estrutura regulatória para processar e sancionar discriminação e abuso racista em cooperação com nossas 211 Associações-Membro da FIFA”, disse Infantino.
Somente em 2025, o Palmeiras esteve envolvido em casos de racismo por duas oportunidades. Em ambas, torcedores do Cerro Porteño cometeram atos deploráveis contra o atacante Luighi, durante uma partida da Libertadores Sub-20, e também contra torcedores palmeirenses na última semana no Paraguai.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.
Comentários estão fechados.