Moradores de cidade se recusam a receber Copa do Mundo

Não é em todo canto do planeta que um evento como a Copa do Mundo é bem-vindo. No País Basco, por exemplo, região autônoma da Espanha, os moradores da cidade de San Sebastián são contrários a essa ideia e querem que o local seja retirado da lista de sedes do maior torneio de futebol da terra.

Os moradores de San Sebastián enviaram uma carta à Fifa pedindo a retirada da cidade das sedes da Copa de 2030. Seis grupos de associações de moradores assinam o documento. Junto com Marrocos e Portugal, a Espanha sediará a competição e o Estádio Anoeta em um dos que receberá os jogos no país.

Para essas pessoas, “receber a Copa só vai agravar a crise imobiliária, a pressão sobre os espaços públicos e a descaracterização da cidade”. Os grupos são contra o processo de turistificação por considerarem que isso impacta diretamente na vida dos residentes, na infraestrutura e na identidade da cidade.

 “A Copa só beneficia poucos. Para o resto, sobra o caos”, diz um trecho da carta. Nos últimos 10 anos, o turismo em San Sebastián cresceu 78%. Isso levou a um aumento nos preços dos imóveis. Desde outubro de 2024, parte da população tem ido às ruas para protestar contra o crescimento turístico.

Prefeito da cidade espanhola quer receber a Copa do Mundo

Enquanto parte da população é contrária à realização do Mundial na cidade, as autoridades pensam o contrário. Para o prefeito Eneko Goia, por exemplo, um evento como a Copa deveria ser motivo de orgulho “Se dependesse deles, não teríamos nem projeção global”.

A Fifa, responsável pela organização do certame, não se pronunciou a respeito da carta dos moradores de San Sebastián.

Comentários estão fechados.