Fifa perdeu a paciência e mandou carta aos times contra Memphis Depay
A Fifa motivou o envio de uma carta aos times brasileiros contra Memphis Depay e sua subida na bola na final do Campeonato Paulista. Baseada em uma recomendação da entidade máxima do futebol, a CBF mandou um ofício às federações e clubes informando que o lance passa a ser passível de punição.
De acordo com comunicado enviado ao programa Show do Esporte, da Bandeirantes, a confederação brasileira explicou que a medida já vinha sendo adotada tanto pela federação internacional quanto pela Conmebol. Agora, portanto, passa a valer, também, nas competições estaduais e nacionais.
Os árbitros estão orientados a marcar tiro livre indireto e aplicar cartão amarelo ao jogador que subir com os dois pés em cima da bola. Segundo a entidade brasileira, trata-se de uma jogada que impacta negativamente o futebol por aqui, podendo gerar “transtornos generalizados” e até mesmo prejudicar o próprio atleta.
“Um tema em evidência que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte. Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando a imagem do esporte. Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária. Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas”, diz um trecho da nota oficial da CBF.
Memphis Depay subiu na bola contra o Palmeiras
Já nos minutos finais do segundo jogo da final do Paulistão, Memphis levou a bola para a linha de fundo, visando ganhar tempo. Em determinado momento, resolveu subir na bola para provocar os jogadores palmeirenses – e conseguiu.
Essa mesma jogada já havia causado polêmica em 2023, quando Jefferson Soteldo a fez em um jogo contra o Vasco, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.
Comentários estão fechados.