CBF deve ficar com parte do dinheiro arrecado pelo Palmeiras

O início do Campeonato Brasileiro está marcado para a última semana de março, mas as discussões em torno da competição já fervem nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Tudo graças a um desconforto causado pela própria entidade com relação aos clubes, entre eles o Palmeiras.

Nas últimas semanas, a CBF enviou ofícios a algumas equipes alegando ser proprietária dos direitos comerciais das placas de publicidade dos estádios durante o Brasileirão. Desta forma, a entidade exigiu sua inclusão nos contratos já firmados pelos clubes. A atitude provocou a ira de muitos dirigentes país afora.

Internamente, a CBF se apoia em normas da Fifa, da Conmebol, além da Constituição Federal e da Lei Geral do Esporte para justificar sua reivindicação. A entidade argumenta que possui autonomia sobre as competições que organiza, logo deveria ter direito a parte da exploração comercial em torno do Brasileirão.

A própria Lei Geral do Esporte, no entanto, prevê que os direitos comerciais pertencem aos clubes, juntamente com os direitos de arena. No atual ciclo de contratos de publicidade, que abrange o período de 2025 a 2029, 19 clubes da Série A firmaram acordos com a empresa Brax e o Palmeiras fechou com a Sportshub.

A tabela inicial do Palmeiras no Brasileirão

  • 1ª rodada – Palmeiras x Botafogo
  • 2ª rodada – Sport x Palmeiras
  • 3ª rodada – Palmeiras x Corinthians
  • 4ª rodada – Internacional x Palmeiras
  • 5ª rodada – Fortaleza x Palmeiras
  • 6ª rodada – Palmeiras x Bahia
  • 7ª rodada – Vasco da Gama x Palmeiras
  • 8ª rodada – Palmeiras x São Paulo
  • 9ª rodada – Red Bull Bragantino x Palmeiras
  • 10ª rodada – Palmeiras x Flamengo
  • 11ª rodada – Cruzeiro x Palmeiras
  • 12ª rodada – Palmeiras x Juventude

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