Rony aproveita problema de Veiga e se torna líder nesse quesito no Verdão
Autor de quatro dos oito gols do Verdão contra o Cerro Porteño, Rony se isolou como maior artilheiro do Palmeiras na história da Libertadores. Com 18 bolas na redes, o atacante deixou Raphael Veiga para trás, com 14 gols, e agora tem grande vantagem em relação a nomes históricos do clube.
Durante a primeira fase, ambos os jogadores disputaram, gol a gol, o posto de maior artilheiro do Verdão no torneio. Entretanto, Veiga se lesionou e ficou 20 dias longe dos gramados no mês de junho, o que o atrapalhou, principalmente na partida de ida das oitavas de final.
O feito do “Rústico” se torna mais impressionante se olharmos para a história alviverde. O jogador abriu 10 gols de vantagem para nomes como César Maluco e Edmundo na lista de maiores artilheiros do clube na competição da Conmebol. O camisa 10 agora tem o dobro de tentos de Ademir da Guia, maior ídolo do Palmeiras.
Maiores artilheiros do Palmeiras na Libertadores:
- Rony – 18 gols
- Raphael Veiga – 14 gols
- Alex – 12 gols
- Willian Bigode – 11 gols
- Tupãzinho – 11 gols
- Miguel Borja – 11 gols
- Gustavo Scarpa – 11 gols
- Lopes – 9 gols
- Ademir da Guia – 9 gols
- Edmundo – 8 gols
- César Maluco – 8 gols
Rony quebra recordes
Com 18 tentos, o camisa 10 alviverde ultrapassou Pelé e Zico em gols feitos na Liberta. O atacante passou os ídolos de Santos e Flamengo, que balançaram as redes adversárias no torneio 16 vezes na competição.
O “Rústico” é o quarto brasileiro que mais marcou no torneio por um único time. Ele só fica atrás de Palhinha (20 gols pelo Cruzeiro), Célio (22 gols pelo Nacional-URU) e Gabigol (26 gols pelo Flamengo).