Fifa pode excluir o Botafogo de campeonato
A Fifa pode excluir o Botafogo de uma de suas competições. No ano que vem, entre junho e julho, a primeira edição do Mundial de Clubes, no torneio da entidade, será realizada, nos EUA. Em seu regulamento, o certame prevê uma regra específica que pode tirar a agremiação carioca da disputa.
O Super Mundial veta a participação de dois times que pertencem ao mesmo grupo de acionistas – algo que acontece, também, na Liga dos Campeões da Europa. É uma regra para a qual o Alvinegro precisa se atentar, uma vez que pertence ao grupo Eagle, comandado por John Textor, assim como o Lyon e outras instituições.
Essa pode ser uma preocupação para as edições seguintes. Para a edição de estreia não há risco dos cariocas serem impedidos de participar, caso conquistem o título da Copa Libertadores da América. Isso porque o Lyon não tem mais chances de classificação, seja via Champions League ou ranking da Uefa.
O time de Textor é um dos semifinalistas da atual edição da Liberta e vive a expectativa de faturar o que seria o título mais importante de sua história. Os comandados do técnico Artur Jorge têm pela frente o Peñarol. Se avançar, irá encarar na grande decisão o vencedor de Atlético-MG x River Plate.
Palmeiras está garantido no torneio da Fifa
Por enquanto, apenas três brasileiros estão confirmados na competição intercontinental: o Verdão, o Flamengo e o Fluminense. O Palestra garantiu lugar de forma antecipada por ter vencido a Copa Libertadores de 2021.
Ao todo, serão 32 participantes, que serão divididos em grupos iguais. Os dois melhores de cada chave avançarão para o mata-mata e vão se enfrentar em jogo único até a final. O sistema é semelhante ao que ficou consagrado pela Copa do Mundo.
Comentários estão fechados.