Fifa cria nova regra que impacta o Palmeiras
A Fifa anunciou a criação de nova regra que irá impactar o Palmeiras e todos os clubes de futebol daqui em diante. Durante congresso realizado em Bangcoc, na Tailândia, a entidade máxima do esporte bretão apresentou o ‘Global Stand Against Racism’, uma medida para combater o racismo.
O órgão determina que suas 211 filiadas devem incluir em seus códigos disciplinares artigos específicos para enquadrar e punir severamente crimes de racismo. Uma das sanções é o encerramento do jogo e a aplicação da derrota ao time que estiver associado ao ato, tenha ele partido do campo ou das arquibancadas.
Outra novidade é o gesto que será usado para comunicar aos árbitros um insulto racista cometido. O gesto consiste em cruzar os braços na altura dos punhos. Feito o ato, a partida deve ser paralisada, suspensa ou até mesmo, em último caso, cancelada.
Além das ações punitivas, a entidade se compromete a promover iniciativas didáticas junto a escolas e governos com o objetivo de conscientizar as futuras gerações. De acordo com a federação internacional, a intenção é promover um futuro sem racismo.
Palmeiras sofre com racismo pela América do Sul
O Verdão e os demais clubes brasileiros que precisam se deslocar pelo continente sul-americano para disputar competições internacionais sabem bem o que é sofrer com casos de racismo, tendo em vista que são vítimas constantes.
Tanto jogadores quanto torcedores palmeirenses já foram alvos de atos criminosos que partem, principalmente, das arquibancadas dos estádios dos países vizinhos. Em noite de jogo de Copa Libertadores da América fora de casa é quase certeza um novo caso contra os brasileiros.
Comentários estão fechados.