FIFA pode tirar o São Paulo da Libertadores
Campeão do Copa do Brasil de 2023, o São Paulo tem vaga assegurada na fase de grupos da Copa Libertadores da América do ano que vem. Isso, porém, pode mudar caso a Fifa e a Conmebol resolvam punir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tirando os clubes daqui de suas competições oficiais.
Essa é uma das medidas possíveis a ser tomada tanto pela federação internacional quanto pela confederação sul-americana. Os órgãos estão insatisfeitos com a interferência judicial no processo eleitoral da entidade brasileira, que destituiu Ednaldo Rodrigues e determinou que novas eleições sejam realizadas dentro de 30 dias.
Em comunicado enviado à CBF, as duas instituições fizeram alerta e deixaram clara a possibilidade de aplicar sanções “relevantes” sobre confederação nacional, considerando os estatutos de ambas. Confira um trecho da nota abaixo.
“Informamos que, caso as ações tomadas pelas autoridades judiciais competentes sejam consideradas como constituindo interferência indevida no sentido dos Estatutos, a FIFA e a CONMEBOL não poderão ter outra alternativa de ação senão aplicar as sanções relevantes sobre CBF, e isto mesmo que esta não tenha tido culpa (cf. art. 14 par. 3 dos Estatutos da FIFA)”.
São Paulo tem duelo marcado com o Palmeiras
No início de 2024, o Choque-Rei irá protagonizar a decisão da Supercopa do Brasil, torneio que marca o encontro do campeão do Campeonato Brasileiro, o Verdão, e o Tricolor do Morumbi, vencedor da Copa do Brasil.
A princípio, a competição está prevista para acontecer no dia 3 de fevereiro, em local neutro a ser definido pela CBF junto com os clubes. O Alviverde é o atual campeão e pode faturar a segunda taça consecutiva.
Comentários estão fechados.