Palmeiras age rápido e se torna o primeiro clube do Brasil
O Palmeiras se tornou o primeiro clube do Brasil a conquistar o Selo Energia Verde, que é emitido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e faz parte do Programa de Certificação da Bioeletricidade no ano de 2023. O selo é concedido pela compra de energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis e comercializada no mercado livre.
De acordo com a Unica, a diretoria do Palmeiras se comprometeu a adquirir pelo menos 0,3 megawatt médio ao longo do ano, conforme as diretrizes do programa. A compra do selo foi feita junto à Capitale Energia Comercializadora, responsável por adquirir energia de uma usina à biomassa certificada, que será produzida a partir de resíduos da cana-de-açúcar.
“O Selo Energia Verde demonstra o compromisso do Palmeiras com o meio ambiente e um exemplo de como o esporte pode dar sua contribuição para reduzirmos as emissões de CO2”, declarou Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da Unica.
Palmeiras compra Selo Energia Verde
63 usinas brasileiras que produzem bioeletrecidade já possuem o Selo Energia Verde, que foi criado em 2015. Até o final deste ano, essas usinas vão produzir um total de 12 mil GWh de energia, de acordo com a Unica. Esse montante vale duas vezes a energia gerada com carvão mineral no Brasil em 2022 e seria capaz de atender mais de seis milhões de residências num ano.
“Por ser proveniente de uma fonte renovável, essa energia vai evitar a emissão estimada de 2,5 milhões de toneladas de CO2. Para chegar a essa marca, seria necessário o plantio de 17,3 milhões de árvores ao longo de 20 anos”, concluiu Zilmar Souza.
Comentários estão fechados.