São Paulo ERRA FEIO e CBF decidiu tirar pontos
O São Paulo acabou se dando mal no Campeonato Brasileiro de 1999 e teve seis pontos retirados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade máxima do esporte bretão nacional decidiu punir o clube do Morumbi pelo registro irregular de Sando Hiroshi.
Esse é um caso famoso de adulteração de idade – também conhecido como “gato” – no futebol brasileiro. Sandro foi contratado pelo Tricolor junto ao Rio Branco e teve sua certidão de nascimento registrada como 19/11/1980. O detalhe, porém, é que a verdadeira data de nascimento do jogador era de um ano antes, 1979.
Por essa razão, o atleta foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com uma suspensão de 180 dias. Já Botafogo e Internacional entraram com ação contra o SP pedindo os pontos dos jogos que haviam disputado contra o rival do Verdão.
Os cariocas ganharam os três pontos perdidos na derrota por 6 a 1, enquanto os gaúchos ficaram com os outros dois que tinham deixado escapar no empate por 2 a 2. Com a atribuição dos pontos, o Alvinegro se livrou do rebaixamento e empurrou o Gama para a segunda divisão.
A equipe de Brasília, por sua vez, levou o caso à Justiça comum e saiu vitoriosa, o que levou a CBF a abrir mão da organização do Brasileiro de 2000. Quanto a Hiroshi, ele atuou por times como Guarani, Flamengo, Figueirense e encerrou a carreira em 2013, pelo Rio Branco.
Jogador do São Paulo se arrepende do erro
Em entrevista ao ge, Sandro afirmou se arrepender do erro na certidão e que não levou vantagem nenhuma por isso. “Eu errei por 42 dias. Nasci em 1979. Eu só poderia jogar este campeonato se tivesse nascido em 1980. E não tive vantagem nenhuma com isso. Foi um erro que cometi e já paguei por isso”, disse.
Comentários estão fechados.