Pelé pode acabar indo parar nos dicionários
Pelé nos dicionários? É isso o que quer a campanha encabeçada pelo canal SporTV, do Grupo Globo: transformar o Rei do Futebol em verbete da língua portuguesa. O que a empresa pede é que o eterno camisa 10 se torne oficialmente um adjetivo sinônimo de “excepcional, incomparável e único”.
“Pelé mora em nossos corações. Para o SporTV, uma marca que vive de transmitir emoções, contribuir para o seu legado é mais que uma obrigação, é um privilégio. Ele no dicionário é o mínimo de retribuição para quem nos deu tanto”, disse o representante da editoria de esportes da emissora, Eduardo Gabbay, em entrevista ao site Máquina do Esporte.
Essa iniciativa deverá ser colocada em prática ainda nesta semana. Nesta sexta-feira (14), o Santos, time pelo qual se eternizou o que para muitos é o maior jogador de futebol da história, completará 111 anos e a ideia é aproveitar a data para começar a mobilizar as pessoas em prol da realização da homenagem.
O Rei morreu no fim do ano passado, no dia 29 de dezembro, aos 82 anos, por complicações resultantes de um câncer no cólon. Além de ter marcado época na Vila Belmiro, ele conquistou três títulos mundiais com a Seleção Brasileira, feito que até hoje não foi repetido por nenhum outro atleta.
Pelé já é adjetivo no meio do esporte e até fora dele
A inserção do Rei do Futebol nos dicionários seria uma mera formalidade, uma vez que ele já é utilizado como adjetivo na língua portuguesa há muito tempo.
Quando queremos dizer que tal atleta é o melhor em sua modalidade, por exemplo, costumamos usar a Majestade como referência. E isso não se restringe só ao esporte, qualquer outra pessoa que seja considerada a melhor no que faz é comparada ao camisa 10: “Fulano é o melhor, é o Pelé de tal coisa”.
Comentários estão fechados.