Fifa toma atitude e “retira” títulos mundiais de Corinthians e São Paulo
A Fifa anunciou nesta terça-feira (14) como será feito o novo formato do Mundial de Clubes, totalmente repaginado e diferente das edições em que Corinthians e São Paulo, rivais do Palmeiras, conquistarm o título. O Conselho Técnico da entidade aprovou por unanimidade como será feita a alocação de vagas para os 32 clubes que estarão na disputa entre junho e julho de 2025.
A ideia da Fifa é que o Mundial de Clubes seja disputado como uma espécie de Copa do Mundo, a cada quatro anos. A distribuição das vagas dentro dos continentes será ainda definida pelas respectivas confederações. Confira abaixo como ficou a divisão de vagas para cada continente:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
Fifa mantém Mundial de Clubes de 2024 no antigo formato
Como a novidade só vai valer a partir de 2025, os clubes brasileiros que disputam a Copa Libertadores da América deste ano, como o Palmeiras, ainda podem conquistar o Mundial de Clubes no atual formato da competição, que reúne sete equipes ao todo. Em 2023 e 2024, serão seis times representando cada um dos continentes, além de um representante do país-sede.
Para a próxima edição do Mundial de Clubes, a Fifa definiu que a Arábia Saudita será a anfitriã do torneio, que vai acontecer entre 12 a 22 de dezembro deste ano. Caso vença a Copa Libertadores, o Palmeiras será o representante sul-americano na competição.
Comentários estão fechados.