Maior jornalista do Brasil acaba com polêmica do Mundial do Palmeiras
Uma das maiores referências do jornalismo esportivo e um notável torcedor do Palmeiras, Mauro Beting concedeu entrevista ao canal Cartoloucos. Dentre as muitas questões respondidas pelo comentarista, uma que chamou atenção foi relacionada a Copa Rio de 1951, o Mundial do Verdão.
Primeiro, Mauro destacou a relevância e a dificuldade da conquista. Depois, ele afirmou que é preciso respeitar a posição da Fifa a respeito do assunto. Se a entidade, assim como a CBF reconhece o Alviverde como hendecacampeão brasileiro, disser que o clube é campeão do mundo, há que se cumprir.
“O Palmeiras é o campeão da Copa Rio de 51, o primeiro título intercontinental do futebol brasileiro. Um torneio mais difícil que qualquer Mundial. Se a Fifa disser que é Mundial, é Mundial. Tem que se cumprir o que a entidade fala. Se a CBF diz que o Palmeiras é hendeca, cumpra-se“, declarou.
A entidade máxima do futebol não tem uma posição definida sobre a Copa Rio. Embora já tenha reconhecido oficialmente o primeiro título como o primeiro de um clube a nível mundial, a federação separa a taça, o Intercontinental e o atual Mundial de Clubes, organizado por ela.
Título do Palmeiras teve significado de Copa do Mundo
A Copa Rio foi realizada um ano após o Maracanazo, um dos episódios mais tristes da história do futebol brasileiro. Visando a recuperação do país, que perdeu a Copa do Mundo para o Uruguai em casa, o campeonato foi organizado.
O torneio contou com oito equipes de alguns países que disputaram a Copa um ano antes. Na final, o Verdão bateu a Juventus na presença de mais de 100 mil pessoas presentes no Maracanã e faturou a taça que foi celebrada em todo o território brasileiro.
Comentários estão fechados.