Mundial de 1951: Conheça o título do Palmeiras
O Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951, também conhecido como Copa Rio, é um dos torneios que causam maior polêmica na história do Palmeiras. Apesar de ser reconhecido como um título Mundial pela própria Fifa, entidade máxima do futebol, a competição ainda é usada como motivo de piada por torcedores rivais. Entenda a importância do troféu na época.
O torneio internacional de clubes de 1951 aconteceu basicamente em julho daquele ano, sendo disputado por 8 equipes da Europa e América do Sul. Essas equipes eram divididas em dois grupos: Vasco da Gama, Áustria Viena, Nacional do Uruguai Sporting de Portugal no Grupo do Rio de Janeiro e Juventus da Itália, Palmeiras, Nice da França e Estrela Vermelha, da Sérvia, no grupo de São Paulo.
Ficando em segundo lugar no seu grupo, vencendo duas partidas e perdendo uma, para o líder, Juventus, Palmeiras avançou para as semifinais do torneio, onde eliminou o Vasco da Gama. Na final, o Alviverde Paulistano encontrou novamente o time italiano, que dessa vez não conseguiu vencer o Verdão, que se consagrou o grande campeão do Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951.
Reconhecimento da Fifa no título mundial do Palmeiras
A competição teve grande relevância na época, sendo a primeira competição internacional de clubes que tinha uma abrangência teoricamente mundial – teoricamente pois só abrangia América do Sul e Europa- sendo, na verdade, um torneio intercontinental, mas que hoje, já é reconhecido como um Mundial.
Com a grande importância do torneio ganho pelo Palmeiras, os dirigentes do clube, no começo dos anos 2000, juntaram um dossiê de documentos históricos pedindo o reconhecimento da conquista como um título igual ao do Mundial de Clubes. Em 2007 tiveram a resposta positiva, assinada pelo então secretário-geral da FIFA, Urs Linsi, declarando o Palestra o primeiro campeão da competição.