Mundial de 1951: Conheça o título do Palmeiras

O Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951, também conhecido como Copa Rio, é um dos torneios que causam maior polêmica na história do Palmeiras. Apesar de ser reconhecido como um título Mundial pela própria Fifa, entidade máxima do futebol, a competição ainda é usada como motivo de piada por torcedores rivais. Entenda a importância do troféu na época.

O torneio internacional de clubes de 1951 aconteceu basicamente em julho daquele ano, sendo disputado por 8 equipes da Europa e América do Sul. Essas equipes eram divididas em dois grupos: Vasco da Gama, Áustria Viena, Nacional do Uruguai Sporting de Portugal no Grupo do Rio de Janeiro e Juventus da Itália, Palmeiras, Nice da França e Estrela Vermelha, da Sérvia, no grupo de São Paulo.

Ficando em segundo lugar no seu grupo, vencendo duas partidas e perdendo uma, para o líder, Juventus, Palmeiras avançou para as semifinais do torneio, onde eliminou o Vasco da Gama. Na final, o Alviverde Paulistano encontrou novamente o time italiano, que dessa vez não conseguiu vencer o Verdão, que se consagrou o grande campeão do Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Reconhecimento da Fifa no título mundial do Palmeiras

A competição teve grande relevância na época, sendo a primeira competição internacional de clubes que tinha uma abrangência teoricamente mundial – teoricamente pois só abrangia América do Sul e Europa- sendo, na verdade, um torneio intercontinental, mas que hoje, já é reconhecido como um Mundial.

Com a grande importância do torneio ganho pelo Palmeiras, os dirigentes do clube, no começo dos anos 2000, juntaram um dossiê de documentos históricos pedindo o reconhecimento da conquista como um título igual ao do Mundial de Clubes. Em 2007 tiveram a resposta positiva, assinada pelo então secretário-geral da FIFA, Urs Linsi, declarando o Palestra o primeiro campeão da competição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.