Urgente: STJD decide não punir John Textor
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou, na manhã desta quinta-feira (14), a suspensão de John Textor, dono da SAF do Botafogo. No entanto, horas após a decisão, o Pleno do STJD reviu a situação e, portanto, a ideia de suspensão acabou sendo afastada por votação da maioria. Sendo assim, o empresário norte-americano, no momento, será somente denunciado – uma eventual suspensão será analisada depois.
A defesa de John Textor, representada por seus respectivos advogados, informou ao ge que não é papel do STJD atuar nesse tipo de caso. O mandatário alvinegro, por sua vez, deve ser denunciado no artigo 223 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, podendo sofrer punição de 90 a 360 dias por “deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão”, conforme o artigo.
O julgamento de John Textor ocorre após o mesmo apresentar denúncias sobre manipulação de arbitragem no futebol brasileiro durante os últimos meses. No entanto, sem apresentar provas até o momento, o empresário reluta com o STJD. Caso a denúncia do empresário se concretize na realidade, o mesmo STJD será responsável por decidir a pena para dirigentes, técnicos, jogadores e árbitros envolvidos.
Palmeiras tomou atitude contra John Textor após citação
O Palmeiras emitiu uma nota oficial na última segunda-feira (11), afirmando que tomará todas as medidas legais cabíveis contra John Textor. O dono da SAF do Botafogo envolveu o nome do Palmeiras ao afirmar que houve manipulações em jogos dos Brasileiros de 2021, 2022 e 2023, e que um dos jogos manipulados teria sido a vitória do Alviverde sobre o Fortaleza, no Campeonato Brasileiro de 2022, em que o Verdão entrou como campeão.
O Verdão, por sua vez, através da nota oficial publicada, deixou um recado forte para o empresário, afirmando que “aceitar a derrota, por mais dolorida que ela seja, é o primeiro passo a ser dado por quem almeja se reerguer. Em vez de administrar um momento de instabilidade com a frieza que se espera de um empresário, porém, Textor prefere se portar como um caricato cartola à moda antiga.”
Importante ressaltar que, no Campeonato Brasileiro de 2023, após a virada de 4 a 3 do Palmeiras sobre o Botafogo, no Nilton Santos, John Textor, em entrevista, demonstrou revolta e insatisfação com o cartão vermelho recebido por Adryelson, zagueiro do Alvinegro. “Não tenho certeza nem se foi falta. E não é um cartão vermelho, ele mudou o jogo. Isso é corrupção, é um roubo. Esse campeonato virou uma piada. Ninguém merece isso”, afirmou Textor à época.
Comentários estão fechados.