Torcida do Palmeiras teme novo “calote” da FIFA igual aconteceu nos anos 2000
Mesmo com a FIFA assegurando a vaga do Palmeiras no novo Mundial de Clubes, os torcedores palestrinos olham com desconfiança para essa certeza de participar da competição. Isso porque a entidade máxima do futebol já vacilou em outras oportunidades e deixou o Verdão na mão.
A primeira pisada na bola da federação aconteceu em 2000, quando o Alviverde é quem deveria ter disputado o torneio, que foi realizado pela primeira vez, substituindo o Intercontinental. Então campeão da Libertadores, o Palestra foi “esquecido”, enquanto Vasco, vencedor sul-americano em 1998, e Corinthians, campeão brasileiro, foram os convidados.
Na edição seguinte, em 2001, a justiça seria feita e a SEP jogaria o campeonato. Contudo, por questões relacionadas a desentendimentos com patrocinadores, a entidade anunciou o cancelamento do Mundial.
A competição só voltou a ser disputada em 2005, quando a entidade entrou em acordo com Conmebol e Uefa e substituiu de vez a Copa Intercontinental.
Agora, resta saber se a manda-chuva do esporte bretão seguirá firme com seus planos ou dará para trás novamente. O novo Mundial está previsto para acontecer entre junho e julho de 2025 e comportará 32 participantes, que se enfrentarão primeiro em sistema de fase de grupos e depois em mata-mata.
Palmeiras jogará Mundial de Clubes? Europeus contestam decisão da FIFA
Pouco depois do anúncio da realização do campeonato, órgãos europeus criticaram a decisão da entidade internacional, que viram como unilateral e descomprometida com o calendário de jogos.
O Fórum das Ligas Mundiais, que têm a Premier League como um de seus integrantes, afirmou que o calendário ficará sobrecarregado e poderá impactar na saúde dos atletas. A LaLiga, da Espanha, seguiu a mesma linha e criticou a medida autoritária da federação.
Comentários estão fechados.