STJD e CBF se pronunciaram sobre tirar o Brasileirão 2022 do Palmeiras
Diante do escândalo de manipulação de resultados no futebol, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) descartaram a possibilidade de paralisar o Brasileirão ou fazer qualquer alteração na edição do ano passado da competição nacional.
Os órgãos não consideram promover ações relacionadas aos clubes ou aos campeonatos, uma vez que os atos ilegais foram cometidos de forma individual por atletas e não há indícios de interferência direta nos placares das partidas.
A entidade máxima do futebol brasileiro está em contato com a Fifa e outras federações para encontrar um caminho para prevenir novos casos semelhantes. Já o tribunal montou equipes de procuradores para tratar especificamente do tema, conforme publicou a ESPN.
A Operação Penalidade Máxima II, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), apresentou denúncia à Justiça contra 16 pessoas envolvidas no esquema irregular, sendo sete delas jogadores de futebol de agremiações das Séries A e B.
As partidas investigadas abrangem as duas primeiras divisões nacionais de 2022 e campeonatos estaduais deste ano. Nelas, os atletas teriam sido aliciados a promoverem cartões amarelos, vermelhos ou pênaltis em troca do pagamento de valores que giram em torno de R$ 50 mil.
Brasileirão 2022 foi conquistado dentro de campo
Como as ações ilegais consistiram em interferências indiretas, por assim dizer, não houve alteração nos placares dos jogos. Além do mais, as manipulações foram cometidas por alguns jogadores apenas.
Sendo assim, o hendecacampeonato brasileiro do Verdão não está sob suspeita. O Maior Campeão Nacional sobrou na competição, dominando praticamente de ponta a ponta, e garantiu mais uma taça na galeria de troféus do Allianz Parque.
Comentários estão fechados.