STF bateu o martelo tirando um título brasileiro do Flamengo e o Palmeiras se isola ainda mais
O Superior Tribunal Federal (STF) bateu o martelo e tirou a conquista do título brasileiro de 1987 reivindicado pelo Flamengo. O ministro Flávio Dino considerou inviável o recurso apresentado pela CBF e manteve a decisão do Tribunal Regional da 5ª Região (TRF-5) que colocou o Sport como único campeão nacional daquele ano.
Em 2011, a entidade máxima do futebol nacional reconheceu os clubes carioca e pernambucano como campeões brasileiros de 87. Depois, o TRF-5 invalidou a resolução da confederação e definiu a agremiação da Ilha do Retiro como campeã legítima do torneio, a partir dos documentos apresentados pelas partes e dos regulamentos das competições.
Segundo a explicação de Dino, o STF não poderia reexaminar provas em recursos extraordinários. Ainda de acordo com o ministro, o recurso da CBF pressupunha a avaliação de normas não constitucionais. Desta forma, a decisão do Tribunal Regional da 5ª Região foi mantida.
O Brasileiro de 87 rende discussões até hoje. O certame foi dividido em dois módulos, Verde e Amarelo, com os melhores colocados de cada um se classificando para disputar um quadrangular. O Rubro-Negro Carioca, no entanto, se recusou a entrar em campo. Assim, o título ficou com o Sport, vencedor da Copa União.
Flamengo sem título brasileiro e Palmeiras isolado na liderança
Oficialmente, o Fla tem 15 títulos nacionais sem o Brasileirão de 1987. A recente conquista rubro-negra da Copa do Brasil foi, portanto, a 15ª e não a 16ª. Com isso, a vantagem do Verdão na liderança do ranking é ainda maior.O Palestra ocupa o topo da lista dos maiores campeões do futebol brasileiro com 20 troféus conquistados. São consideradas as quatro divisões do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil, além da Copa dos Campeões, da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Comentários estão fechados.