Seleção Brasileira paga salário para os jogadores? Confirmamos
Sempre que a Data-FIFA toma conta do calendário nacional, esse assunto vem à tona: afinal, quando a Seleção Brasileira paga aos jogadores? Já que os mesmos, quando convocados, precisam deixar seus clubes e se dedicar 100% à camisa amarela, mesmo quando estão em reta final de temporada – como é o caso, neste exato momento, virando potenciais desfalques no Brasileirão e torneios de mata-mata.
Pois bem, o portal ‘Lance!’ decidiu esclarecer tal dúvida e fez uma reportagem especial para responder a pergunta acima. E por incrível que possa parecer, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) detém apenas um vínculo de prestação de serviço com os jogadores, com os atletas recebendo os vencimentos dos respectivos clubes, ganhando apenas ‘bônus por premiações’, em casos específicos.
Jogadores não recebem nada da CBF, nem em caso de lesões mais sérias
Vale lembrar que nem quando um jogador se lesiona, enquanto prestava serviços à CBF, a entidade nacional tem o dever de ressarcir o clube. Isso, é claro, cabe à FIFA, que possui um mecanismo dedicado a isso, atendendo aos atletas que ficam mais de 28 dias fora de combate, com o pagamento em questão passando a contar somente no 29º dia – pagando integralmente os vencimentos presentes na Carteira de Trabalho, no regime CLT (direitos de imagem e demais acordos não entram na conta).
“A relação de trabalho do jogador profissional com sua respectiva seleção brasileira é uma interrupção do seu contrato de trabalho com o seu atual clube, a fim de uma prestação de serviço de natureza civil ao país. Além disso, os atletas convocados não são obrigados a servir a Seleção Brasileira, pois os jogadores tem direito a recusar a convocação por vontade própria”, esclareceu o portal ‘Lance!’.
O Brasil, agora, abre o segundo turno das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 contra o lanterna da tabela de classificação: a Seleção do Peru. O duelo em questão está marcado para a noite da próxima terça-feira (15), às 21h45 (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Comentários estão fechados.