Rival do Palmeiras acaba de se tornar uma SAF
Depois de clubes como Atlético-MG, Bahia, Botafogo e Vasco da Gama optarem pelo caminho da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), a bola da vez atende por Associação Portuguesa de Desportos. A Lusa, tradicionalíssima no futebol paulista, teve a sua transformação homologada pela CBF na manhã desta quarta-feira (26).
Com a oficialização, a Portuguesa SAF assume os ativos do futebol da Associação Portuguesa de Desportos, incluindo o registro na Federação Paulista e na CBF, além dos direitos econômicos e federativos dos jogadores, premiações e valores de transmissões. Alex Bourgeois, sócio-investidor e presidente da SAF, celebrou a novidade:
“É um marco para nós. Essa homologação traduz a vontade dos nossos torcedores, que nos apoiam desde o início do projeto. Temos segurança jurídica para seguir trabalhando na reconstrução da Portuguesa”, disse o dirigente. O trâmite para a mudança corria desde novembro, quando os conselheiros da Portuguesa aprovaram a SAF.
Na ocasião, o órgão aprovou, de forma unânime, a transformação do clube e a cessão de 80% da participação à Tauá Partners. A decisão foi posteriormente ratificada pelos sócios. Porém, o Conselho de Orientação Fiscal (COF), presidido por José Gonçalves Ribeiro, questionou divergências no contrato e suspendeu o acordo.
O impasse jurídico levou a Federação Paulista de Futebol a não reconhecer a administração da Lusa como SAF, impedindo o registro de jogadores e o recebimento de cotas de participação e premiação em competições. Após meses de indefinição, o caso ganhou novidades positivas em nova votação realizada no último dia 18.
Dos 116 sócios presentes na Assembleia, 113 votaram a favor da SAF comandada pela Tauá Partners. Com o novo aval, a SAF da Lusa foi registrada em cartório e poderá, enfim, operar dentro das normas da FPF e da CBF.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.
Comentários estão fechados.