Ranking de utilização da base preocupa a torcida do Palmeiras
O Palmeiras hoje é dono da melhor categoria de base do Brasil e está entre os principais formadores do futebol mundial. Entretanto, um estudo feito pelo Observatório de Futebol CIES mostra que o clube ainda tem um longo caminho a percorrer na área.
Isso porque o Verdão sequer está entre os dez times brasileiros que mais revelaram talentos para as grandes ligas europeias de 2005 para cá. O levantamento conta como clube formador a equipe na qual o jogador atuou por pelo menos três temporadas entre 15 e 21 anos de idade.
Entre os brasileiros, o Palestra ocupa apenas a 13ª colocação do ranking, com 19 atletas no total, somando 85.608 minutos jogados nos campeonatos de Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha. O São Paulo é quem lidera, com 37 revelações.
Já no recorte sul-americano, a equipe que ocupa a ponta da lista é o River Plate, tendo formado 51 jogadores para as ligas do Velho Continente. O Santos, por sua vez, é o brasileiro que mais forneceu goleadores. Os Meninos da Vila fizeram 440 gols nos gramados europeus.
Palmeiras passou por transformação na base
O fato do Verde estar bem atrás no ranking é compreensível. Afinal, até 2015 a base palmeirense praticamente não existia. O cenário só mudou a partir da gestão Paulo Nobre.
De lá para cá, o setor passou por uma completa reformulação. Da estrutura à metodologia, sob a supervisão de João Paulo Sampaio. E os frutos desse processo começaram a ser colhidos nos últimos anos. O que significa que muita coisa ainda está por vir.
Comentários estão fechados.