Quantas vezes o Palmeiras foi campeão brasileiro?

O Palmeiras é o atual e o maior campeão brasileiro da história. Em 2022, o Verdão comandado pelo português Abel Ferreira conquistou o hendecacampeonato do torneio nacional e se isolou ainda mais no posto de maior vencedor da competição com 11 títulos.

Essa hegemonia foi sendo construída ao longo da história centenária do Palestra e as primeiras taças foram erguidas lá atrás, ainda na época da Primeira Academia. O Alviverde não só disputou, como também ganhou o certame em seus diferentes formatos, da Taça Brasil ao atual Brasileirão.

Os primeiros êxitos palmeirenses remontam da década de 1960. O primeiro foi a Taça Brasil de 60, com uma goleada por 8 a 2 sobre o Fortaleza na decisão. Em 67, o clube voltou a vencer o campeonato. No mesmo ano, faturou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que viria se chamar Taça de Prata posteriormente.

Nos últimos momentos da Primeira Academia, o time venceu o Robertão mais uma vez, em 69. Já como Segunda Academia e o Brasileiro assim denominado, a lendária equipe alviverde sagrou-se bicampeã, em 1972 e 73. Depois de uma longa fila, outros dois troféus entraram na galeria do clube de forma consecutiva, os de 93 e 94.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Mais recentemente, em 2016, o Verde retomou sua superioridade em relação aos adversários na competição. Dois anos depois, conquistou o tão celebrado deca, que em 2022 virou hendeca, com o 11º caneco colocado na galeria de troféus do Allianz Parque.

Palmeiras é campeão das diferentes versões do Brasileirão

Em 2010, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) como títulos brasileiros e unificou as conquistas. Afinal, os campeonatos anteriores à criação do Brasileiro, que surgiu apenas em 1971, tinham o mesmo peso da competição que desde então é a maior do país.

Sendo assim, o Verde é o único clube onze vezes campeão, tendo erguido os troféus da Taça Brasil duas vezes, do Robertão/Taça de Prata outras duas e do Brasileiro em outras sete oportunidades.

Comentários estão fechados.