Quando é o “Dia do Palmeiras”?
O Dia do Palmeiras é comemorado em 20 de setembro. A data passou a ser celebrada após uma Lei que começou a valer na cidade de São Paulo em 2005, após uma proposta feita pelo vereador Edivaldo Estima e aprovada pela Câmara Municipal. Na época, o então prefeito José Serra sancionou a Lei para que a data se tornasse o ‘Dia do Palmeiras’.
A data foi escolhida por ser uma das mais importantes na história do clube alviverde. Foi neste exato dia, no ano de 1942, que o Palmeiras fez a sua primeira partida usando esse nome. Anteriormente, o Verdão se chamava Palestra Itália, mas precisou fazer a alteração do nome por conta da Segunda Guerra Mundial.
Na ocasião, os dois lados da Guerra estavam divididos entre Aliados, grupo formado por países como Estados Unidos, Inglaterra, França e posteriormente União Soviética, enquanto o Eixo continha Alemanha, Japão e Itália. Como o Brasil apoiou os Aliados, o Governo do país proibiu qualquer menção que fizesse alusão ao italianos.
Para evitar ter problemas com o Governo brasileiro, o então Palestra Itália precisou mudar de nome, dessa forma conseguiu manter suas atividades funcionando. Surgiu, assim, o Palmeiras, apesar da resistência dos torcedores com a nova nomenclatura.
Dia do Palmeiras tem origem em data histórica
Apesar de todo o contexto político da época, o Palmeiras ainda era visto com um certo receio dos rivais por conta do antigo nome de Palestra Itália. No dia 20 de setembro, então, o ‘novo’ Verdão jogou contra o rival São Paulo e venceu por 3 a 1 na final do Campeonato Paulista de 1942, quando os jogadores palmeirenses entraram em campo com uma bandeira do Brasil no Pacaembu.
Comentários estão fechados.