Presidente da FIFA se manifestou sobre o Mundial do Palmeiras
O presidente da Fifa se pronunciou ao ser questionado a respeito do título mundial do Palmeiras. Gianni Infantino, que comanda a entidade máxima do futebol desde 2016, desconversou sobre o assunto e deu a entender que não considera o caráter global da conquista da Taça Rio de 1951, como a antiga Copa Intercontinental e o atual Mundial de Clubes.
“Vamos conversar de futebol, isso é o mais importante. O título mundial do Palmeiras… para os milagres, tem que perguntar para outro, não para mim. Não está como tema. Temos que falar do futuro mais que do passado”, disse Infantino, em entrevista concedida em 2019.
O mandatário da federação internacional destacou que o órgão decidiu considerar os êxitos de 1960 para cá, período que contempla tanto o Intercontinental quanto o atual torneio do mundo organizado pela entidade. Quanto a conquistas anteriores, Infantino prefere deixar o tema no passado e olhar para o futuro.
“Já decidimos dar o título de campeão mundial a todos que ganharam a Copa entre Europa e América do Sul desde 1960. Já 1951 é um pouquinho mais para trás. […] Mas o Palmeiras pode ganhar o próximo Mundial de Clubes. Por que não?”, brincou, em declaração à TV Globo.
Palmeiras é o primeiro campeão mundial
Embora não tenha sido organizada pela Fifa, a Copa Rio de 1951 teve a chancela da federação. O torneio promovido pela antiga CBD teve como intuito reunir pela primeira vez times de diferentes regiões do planeta, reproduzindo, assim, o que acontecia na Copa do Mundo no âmbito de clubes.
Depois de passar pela fase de grupos e bater o Vasco da Gama na semifinal, o Verde derrotou a Juventus, da Itália, na grande decisão. O título teve repercussão no país e em outros lugares do globo, tendo o seu caráter mundial devidamente reconhecido.
Comentários estão fechados.