Presidente da FIFA confirmou erro grave em título mundial do Corinthians

Ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter admitiu erro no Mundial de Clubes de 2000, vencido pelo Corinthians. Segundo o cartola suíço, a falha aconteceu na elaboração do formato da competição que permitiu uma final entre equipes do mesmo país.

“Sentimos que algo estava errado e precisávamos de outro formato, pois tivemos o que não poderíamos ter: dois clubes do mesmo país na final. Então tivemos que interromper a competição, por diferentes razões. Além disso nos anos seguintes, houve outros problemas na Fifa”, explicou.

A declaração foi dada em 2010, antes do sorteio da respectiva edição do torneio que teria a Internazionale de Milão como campeã. Os italianos bateram o Mazembe, algoz do Internacional, na decisão do campeonato.

O Mundial de 2000 foi o primeiro a ser organizado pela entidade máxima do futebol e até hoje levanta uma série de questões a respeito de sua validade. A final brasileira entre Corinthians e Vasco da Gama, disputada no Maracanã, é só mais um dos vários motivos que colocam o título alvinegro em xeque.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

No ano seguinte, a competição foi cancelada e só voltou a ser realizada em 2005, com um outro formato e priorizando os campeões continentais. O Palmeiras, por exemplo, então vencedor da Libertadores, não esteve presente na disputa de 2000.

Fifa definiu sorteio do Mundial de 2023

Em dezembro, o certame intercontinental será disputado na Arábia Saudita e poderá ser o último no formato já tradicional, estabelecido em 2005. Os participantes já estão quase todos definidos e resta apenas saber quem será o representante sul-americano – que poderá ser o Verdão, caso ganhe a Liberta.

É certo que o campeão da Libertadores enfrentará na semifinal o vencedor do duelo entre Al-Ahly (Egito) e Al-Ittihad (Arábia Saudita) ou Aukcland City (Nova Zelândia) – estes dois últimos se enfrentam e o melhor encara os egípcios.

Comentários estão fechados.