Perdeu para o Palmeiras e afundou o Atlético-MG
Vítima do Palmeiras em 1999, ex-jogador e atual treinador teve breve passagem pelo futebol brasileiro e acabou sendo demitido por conta dos maus resultados. Trata-se do venezuelano Rafael Dudamel, vice do Verdão na primeira conquista da América do clube e ex-técnico do Atlético-MG.
Dudamel era o goleiro do Deportivo Cali em 1999. Naquele ano, esteve muito perto de conquistar a Libertadores, que seria o maior título de sua carreira, mas acabou sendo derrotado pelo Palestra, nos pênaltis, na grande decisão do torneio continental – a primeira das três taças erguidas pelo Maior Campeão Nacional.
Ainda na época de atleta, o arqueiro jogou em alguns países da América do Sul, mas não chegou a trabalhar no Brasil. Isso só aconteceu após pendurar as luvas. Em 2020, assinou contrato de dois anos com o Atlético-MG para comandar a equipe em um projeto de longo prazo.
O promissor treinador vinha de bom trabalho à frente da Seleção Venezuelana e gerou expectativas no Galo. Contudo, teve vida curta no clube e acabou sendo demitido com apenas 10 partidas realizadas, muito por conta da pressão pelos resultados ruins do time dentro de campo.
Foram quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, um aproveitamento de 53,3%. As eliminações precoces para o Unión, da Argentina, na primeira fase da Sul-Americana, e para o Afogados, na segunda fase da Copa do Brasil, pesaram na decisão da diretoria atleticana de demiti-lo. Atualmente, o treinador está sem time.
Palmeiras superou Deportivo Cali de Dudamel
A Liberta de 99 é um dos títulos mais importantes da história centenária da SEP por ter representado a primeira conquista da América do clube. A taça era o grande sonho e o principal objetivo da instituição no período da parceria com a Parmalat, que se encerrou logo depois do êxito.
Para colocar o troféu na galeria de conquistas, o Verde precisou passar pelo então campeão Vasco, pelo Corinthians e pelo River Plate até a semifinal. Na decisão contra o Deportivo Cali, perdeu o primeiro jogo e venceu o segundo. Nos pênaltis, sagrou-se campeão após a cobrança para fora de Zapata.
Comentários estão fechados.